sexta-feira, 7 de maio de 2010

ROSAS

Considerada a mais romântica das flores, as rosas sempre expressam as emoções do "AMOR"!



Escolhi este artigo para iniciar as postagens do blog,em homenagem ao dia das mães.
Que mãe não gosta de receber uma rosa de seu filho? Elas simbolizam o amor, sempre, seja qual for a cor e o significado a mais que cada colorido lhe confere.
Para cada cor destas flores, existe um significado que se torna especial e mágico a cada momento. Por exemplo,a rosa cor-de-rosa também diz respeito à amizade, mas de certa forma está também ligada ao carinho, gratidão, doçura e charme.

Desde os primórdios esta flor é considerada símbolo da perfeição, do amor e da paixão. Natural do Oriente, sua origem é desconhecida; não se sabe ao certo quando surgiu, nem onde. Os judeus cultivavam rosas no tempo de Salomão, pois a Bíblia nos fala da rosa de Sharon no Cântico dos Cânticos.


Segue algum cuidados para o cultivo de rosas:

Como plantar Rosas:
Primeiro procure um bom fornecedor para obter uma boa muda.
Antes de plantar, mantenha as raízes úmidas, uma boa dica é coloca la por uma hora em um balde com água morna.
Como elas gostam de muito sol, procure planta las em um local onde tenha pelo menos 6 horas de sol forte.
Faça um cova grande o suficiente para que toda extensão das raízes sejam cobertas.
Com terra úmida preencha o buraco, o ideal é que esta terra seja previamente enriquecida com composto apropriado.
Cuidados com as Rosas:

Terra: Enriquecida com composto e bem drenada, capaz de reter a umidade. O uso de uma forração em volta das roseiras ajuda a deixar o solo umedecido, e também atrasa o crescimento das ervas daninhas precise!

Irrigação:
Depois do plantio regue todos os dias moderadamente ate a primeira floração. Depois, regar uma vez por semana no inverno e duas vezes por semana no verão.Em dias muito secos regue muito bem para mante-lás hidratadas.
Podas:Podar envolve a remoção de qualquer rosa danificada, doente ou morta, para aprimorar a aparência, estimulando o crescimento e o controle de pestes e doenças
As plantas estarão prontas para serem podadas quando o arbusto começar a ficar sem folhas, ou então com algumas folhas durante a estação de inverno. Use uma faca afiada ou tesouras de poda e lembre-se de que deverá cortá-las aproximadamente a um centímetro abaixo do botão de rosa. Remova todos os cabinhos velhos, doentes ou danificados. Tire fora os caules que atravessam direto ao centro e reduza o centro da planta.
Reduza em 1/3 a parte crescida na última estação. Os cortes finais ajudam a determinar a forma da planta.

Fertilizantes:
Ainda que algumas roseiras possam florescer sem fertilização, elas precisam dos nutrientes para chegar ao máximo de sua performance. Então, para isto se torna necessária a aplicação de fertilizantes de sua preferência. Os três nutrientes básicos para um crescimento saudável de qualquer tipo de planta são: Nitrogênio, Fósforo e Potássio. Aplique fertilizantes apropriados de dois em dois meses em media.Não fertilize novamente as rosas até que os botões floresçam. Se você quer evitar usar fertilizantes químicos, pode tentar as seguintes alternativas orgânicas: Torta de mamona, farinha de ossos, esterco curtido, compostos orgânicos, adubo comum, húmus de minhoca, ou adubo vegetal. Se você for utilizar fertilizantes químicos, deverá seguir as instruções de aplicação e dosagem na embalagem do produto.
Conte sempre com a ajuda de seu paisagista ou agrônomo para não haja transtornos futuros com erros na adubação.

Ganhou um buque de rosas?Veja a dica para aumentar a durabilidade de sua flor:
Coloque em vaso com água gelada, com um conservante próprio, encontrado em floriculturas,
Retire as folhas que ficaram em contato com água (isso previne bactérias, e manterá água limpa)
Com uma tesoura de poda ou faca, mas sem a parte serrilhada. Corte em diagonal cerca de 3 cm da haste de cada rosa antes de colocá-la no vaso(esse corte em diagonal fará com que a rosa absorva mais água limpa, aumentando assim sua durabilidade)
Escolha um local sombreado, sem corrente de ventos, em sua casa para decora –la com o seu belo arranjo de rosas.E, evite colocá-lo perto de fruta ,pois a mesma solta um gás que acelera o envelhecimento da flor.
Quando água estiver suja, é necessário trocar e cortar a flor de novo.


Flores para a mulher que me ensinou a gostar mais de rosas... Flores para a minha mãe, que esta no céu me abençoar, Dona Antonia Rita, a rosa mais rara do meu Jardim!
Flores, rosas para a melhor a mulher do mundo, nossa Mãe!
A todas, receba aqui o meu abraço carinhoso, Feliz dia das Mães!



Flávio Ferreira

Um comentário:

  1. Lindo artigo!Adorei a dica de como aumentar a durabilidade de seu buque em vaso. E, emocionante as flores, rosas para Dona Antonia Rita! Linda homenagem!

    ResponderExcluir