quinta-feira, 13 de maio de 2010

Flor-de-Maio

Também conhecidas como flores-de-seda e podendo chegar a 60 centímentros de altura, as Flores-de-Maio, cactáceas originárias do Brasil, florescem entre o outono e o inverno, isso se deve aos dias mais curtos e às temperaturas mais baixas dessa época, que são fatores ideais para o desenvolvimento dessa espécie.
Embora seu nome indique o mês de maio, sua floração se inicia em abril, podendo se estender até julho, mas é realmente no mês de maio que ela se encontra no ápice de seu esplendor.
Seu caule é formado de várias partes (artículos) que podem ser destacados para formar novas plantas. A cada ano, após a floração, formam-se novos artículos que serão os responsáveis pela próxima florada.
Suas flores delicadas, grandes e brilhantes, podem ser rosa, vermelha, branca ou amarelada, com uma fantástica beleza ornamental em seus tons dégradé e também atraem beija-flores.
Modo de cultivo:
A planta deve ser cultivada em terra orgânica bem drenada e não muito ácida.Substrato de cultivo rico em matéria orgânica , misturada ao solo mineral e adubo granulado NPK de formulação especifica, mais areia para garantir a boa drenagem.
Se dispuser de composto orgânico de folhas decompostas poderá utilizá-lo, mas deverá acrescentar calcario,pois cactos não apreciam solo ácido. Consulte sempre um profissional especializado para produtos e dosagens correta.
Enquanto possuem flores, a terra deve receber adubos e regas semanais, ou duas vezes por semana, e depois, quando termina sua floração, as Flores-de-Maio entram em um período de dormência, durante o qual precisam ser regadas apenas a cada dez dias e mantidas em terra simples, sem adição de adubos, mas nessa época precisam de muita luminosidade, ao contrário do período de sua floração, devendo, portanto, ser mantidas no interior da casa apenas quando houver flores.
Na natureza, exige pouco com relação à qualidade do terreno, pois não se instala direto na terra, e sim, procuram troncos e pedaços de madeira para se agarrar.

Paisagismo:
Usada como pendente, a flor-de-maio pode ser colocada dentro de casa ou em varandas, em vasos simples no chão ou suspenso do ar, como as samambaias, deixando suas folhas e flores caírem.
Pode também ser cultivado em conjunto com plantas suculentas pendentes.
E também em combinação com outras epífitas, sobre árvores e paredes preparadas.

Uma planta como essa, como presente, só pode transmitir os mais audaciosos e belos sentimentos que o homem possui, presente é uma declaração de amor caracterizado pela mais sublime perfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário