quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Árvores com floradas espetaculares



Em 21  de setembro, comemora-se o Dia da Árvore, para tal comemoração, conheça melhor alguns exemplares de árvores com floradas espetaculares.

Ipê
A florada dos ipês é uma das mais belas entre todas as árvores.
A flor do ipê amarelo é oficialmente a flor-símbolo do Brasil.
 Atingem de 6 a 20 metros.
As espécies de ipê apresentam fácil cultivo e não exigem muitos cuidados para florir. Elas devem ser cultivadas em solo drenado e rico em composto orgânico.
Suas flores surgem quando a árvore esta sem folhas. A maioria das espécies tem sua florada no final do inverno e inicio da primavera.
 A beleza das flores do ipê são impar. São belas até mesmo quando caem, forrando o chão de” cor de rosa”.
Flamboyant e Flamboianzinho
Durante toda a primavera e o verão, a copa destas espécies ficam coloridas como fogo ,em decorrência de pequenas flores vermelho-alaranjadas que brotam em grande quantidade acima de sua densa ramagem.
O flamboyant atinge até 15 metros.Já o flamboianzinho no máximo 4 metros, é indicado para cultivo em pequenos jardins ou calçadas.



Paineira
Com até 30 metros de altura a paineira se impõe no jardim durante o ano inteiro. Mas vira atração mesmo entre dezembro e abril, quando sua florada cor de rosa  enche a copa de até 7 metros de diâmetro. Sua flor é parecida com algumas espécies de orquídeas, e aparecem quando a árvore esta sem folhas.
Depois da florada surgem grandes frutos que se abrem e liberam painas,algo parecido com o algodão.
Árvore de crescimento rápido, em 2 anos a paineira atinge até 3 metros de altura.Devido a seu porte imponente, a espécie é indicada para jardins com mais de 50metros quadrados.

Sibipiruna
De flores cônicas nas pontas da densa copa, o ápice de sua florada é entre o fim do inverno inicio da primavera.
Sua florada á avistada de longe, devido a seu porte que pode atingir até 16 metros de altura.
No paisagismo, é indicada para jardins de grande porte, arborização urbana, deste  que o local não apresente fiação elétrica muito próxima.
O único problema da espécies são suas folhas novas que apresentam um tipo de seiva que cai da árvore e gruda no que estiver embaixo dela.
Parente do pau-brasil, a sibipiruna vive mais de um século.
Manacá-da-serra
As flores do manacá-da-serra brotam brancas e a metida que envelhecem mudam de tonalidade para lilás escuro. O efeito é muito ornamental, pois a florada intercala flores brancas e roxas ao mesmo tempo, entre a metade da primavera e todo o verão.
Plantio em solo rico em matéria orgânica, mantido úmido.
O manacá-da –serra atinge até 12 metros de altura.Existe também a espécie anão, que atinge no máximo 4 metros.
Para formar uma copa bonita, o ideal é realizar podas de condução nos 2 primeiros anos após o plantio.

Aproveite esta data tão importante e plante uma árvore, escolhendo uma espécie apropriada para o local desejado. Além de alegrar sua paisagem, ira colaborar com o meio ambiente.

Flávio Ferreira
flavioferreirapaisagista@hotmail.com

Um comentário:

  1. Sempre admirava essa planta Manacá da Serra, mas não sabia o nome. Tem uma Cidade aqui no meu Estado ES, 'Domingos Martins', que tem as praças rodeadas de arbustos dessa espécie. É Região Serrana, uma Cidade Encantadora!!!
    Parabéns pelas suas fotos e seu BLOG, ameeei!!!

    ResponderExcluir